Workshop de Cinema Expandido por Adriana Vila e Luis Macías (Crater Lab)
Descrição: Através de uma experimentação intensa, pretende-se criar “loops” em película de 16mm com imagem e som óptico para a composição de uma projeção múltipla visual-sonora. Um verdadeiro trabalho de colagem/reciclagem audio-visual. O projecto ficará em exibição depois do workshop, proporcionando ao público em geral o usufruto deste trabalho especializado.
Crater Lab
Colectivo de criação e improvisação audiovisual, focado em projetos de cinema expandido, instalação e performances de cinema. Com base na pesquisa de narrativas audiovisuais experimentais, o trabalho do Crater Lab é baseado no uso de formatos analógicos (Super 8, 8mm e 16mm), projetados como atos performativos e efémeros, com a intervenção direta dos cineastas e artistas, em interação direta com o público.
As suas performances e instalações têm merecido destaque em múltiplos espaços: o Museu de Belas Artes de Caracas, o Museu de Arte Moderna de Salvador, o teatro Oito e meia em Quito, a Cinemateca Nacional da Venezuela, o Caribe Rio teatro em Caracas, a ONG Organizacion Nelson Garrido de Caracas, o 4º festival Off LOOP miscelanea e o Europas Festival Internacional de Barcelona; bem como a Televisão Acesso Artist (ATA Site) em San Francisco, o Ecko Parque Film Center em Los Angeles e a Oficina de Cinema Millenium em Nova Iorque.
Luis Macías é um artista, cineasta e reciclador de imagens. Professor especializado em cinema experimental, as suas obras em formatos de filme de 8 milímetros, Super 8 e 16 milímetros são concebidas como projectos de ‘film performance’ ou ‘expanded cinema’. As suas preocupações artísticas estão concentradas em dois pontos: o trabalho físico de reciclagem de filmes e cinema, e a re-invenção de novas relações entre imagens em movimento.
Adriana Vila é antropóloga e cineasta. Tem apresentado o seu trabalho em espaços de arte e cinemas, usando projetores de Super 8 e 16 milímetros, e trabalhado com diferentes músicos experimentais em concertos e projeções ao vivo que abarcam desde o documentário ao ensaio, bem como em instalações com filmes de pequeno formato e vídeo. O seu portfólio inclui também trabalhos etnográficos que se servem de um forte pensamento auto-crítico, com base em conceitos de identidade, memória e representação.
€40 euros com certificado
inscrições até dia 13 de Junho às 18h00 em underscore@underscore.pt