Fragmentos de Dziga Vertov
Há vários anos que os alunos de Licenciatura em Design + Multimédia da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra têm vindo a criar pequenos vídeos que descrevem, através da imagem em movimento, as bandas sonoras de filmes relevantes da história do cinema. Os trabalhos consistem em partituras animadas, onde a música, a sonoplastia e o som directo de excertos dos filmes selecionados, ganham uma dimensão visual paralela à do filme original. Este ano, o projecto atingiu um novo patamar, ao propor uma partitura para a banda sonora imaginada do filme mudo O Homem da Câmara de Filmar de Dziga Vertov (1929). Um ‘clássico’ tardio do cinema mudo, esta obra prima é um dos mais conhecidos filmes experimentais da história do cinema, onde a imagem em movimento reclama a sua dimensão artística independente do som. Neste evento, pretendemos consumar o esforço criativo dos alunos de Coimbra e completar o ciclo, ao interpretar musicalmente as suas partituras. Iniciando uma parceria entre as duas instituições, os alunos do Laboratório de Música Mista da Escola Superior de Música de Lisboa irão fazer a sua leitura dessas partituras animadas, criando uma banda sonora mediada por uma criação multidisciplinar.